sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estádio de Nuremberg


Apenas três dos estádios da Copa do Mundo de 2006 ainda oferecem pista de atletismo: Berlim, Stuttgart e Nuremberg. Os demais são exclusivamente para o futebol. No entanto, o Frankenstadion ostenta uma atmosfera única e excelentes instalações.

Desde o planejamento, a reconstrução do campo abrangeu medidas ambientalmente corretas, incluindo uma enorme cisterna de coleta de águas pluviais capaz de suprir totalmente as necessidades do estádio. Ele opera com um “plano de gestão ecológica e de qualidade sonora”, um sistema de otimização ambiental concebido para fazer uso mais eficiente dos recursos escassos.

O gramado foi rebaixado para dar lugar a mais 5.500 assentos, totalizando 45.500 (capacidade exigida pela Bundesliga). O térreo, abaixo da arquibancada principal, foi transformado em 300 metros quadrados de área pública e bem acima se encontra um prédio VIP de três pavimentos para convidados especiais e a mídia. Todo o projeto de reconstrução foi concluído em abril de 2005.

O novo Frankenstadion foi palco de três jogos da Copa das Confederações de 2005, incluindo o encontro na fase de grupos entre Alemanha e Argentina e a semifinal entre Alemanha e Brasil.

O estádio municipal original com capacidade para 50.000 torcedores levou apenas três anos para ser construído antes da inauguração em 1928. Após o oitavo triunfo do 1. FC Nuremberg no campeonato alemão em 1961, a cidade decidiu reconstruir o campo a tempo para a temporada inaugural da Bundesliga. O estádio foi novamente renovado entre 1987 e 1991 quando recebeu o nome atual

Financiamento:
Metade do Estado Livre da Baviera, a outra metade do governo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário