sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estádio de Colônia


Os fanáticos por futebol da cidade de Colônia sentiram um misto de alívio e euforia quando finalmente foi inaugurado seu novo estádio em meados de 2004: a quarta maior cidade da Alemanha não conseguiu atingir as metas em 1974 e acabou perdendo a Copa do Mundo daquele ano. Nessa ocasião, o novo estádio, construído exclusivamente para o futebol e com capacidade para 46.000 torcedores, sediou as partidas em casa do time de Colônia contra difíceis rivais das cidades vizinhas. Em junho de 2006, o FIFA World Cup Stadium Cologne será sede de quatro jogos da fase de grupos e de uma partida nas oitavas-de-final.

O novo estádio, construído no local do antigo estádio Müngersdorfer, foi inaugurado em 31 de março de 2004 com uma partida amistosa entre Alemanha e Bélgica. O campo continuou em funcionamento durante os dois anos de construção, em que quatro arquibancadas foram demolidas dando lugar a novas.

O antigo estádio continha uma pista de atletismo, mas a nova construção foi concebida como um espaço compacto de atmosfera intensa e emoção garantida. As fileiras superiores da arquibancada têm 34 graus de inclinação, portanto, apenas oito metros separam as arquibancadas do campo. Quatro mastros de 72 metros de altura dão suporte ao telhado e funcionam como sinal luminoso. Hoje em dia, os visitantes que se aproximam da metrópole da Renânia pelo oeste avistam facilmente as quatro torres de luz emitindo um sinal claro: Bem-vindos a Colônia!

Eterno participante da Bundesliga, o 1. FC Cologne joga nesse estádio, onde está também o museu do clube. Alguns dos melhores e mais queridos jogadores da Alemanha, entre eles Wolfgang Overath, Toni Schumacher, Pierre Littbarski e Thomas Häßler, desfrutaram grandes sucessos nesse campo. Todos eles se despediram finalmente do futebol no venerável Müngersdorfer.

O primeiro estádio que se construiu no local abriu suas portas em 1923 e o antecessor do novo recinto sediou sua partida inaugural em 1975. Durante esses anos, o estádio de Colônia recebeu inúmeras personalidades mundialmente famosas, desde os Rolling Stones até o Papa.

Financiamento:
A prefeitura municipal de Colônia investiu 25.7 milhões de euros e o restante será pago pela empresa Kölner Sportstätten GmbH, proprietária e encarregada de seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário