sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estádio de Munique


Escolhido para sediar a seleção alemã no jogo de abertura da Copa do Mundo, em 9 de junho de 2006, o estádio ostenta um exterior verdadeiramente único, que o coloca na categoria de um dos recintos mais incomuns e espetaculares do mundo. A fachada, de linhas suaves, formada por painéis translúcidos em forma de losangos, brilha em uma variedade de cores que envolvem a estrutura em uma aura resplandecente e quase mágica.

O estádio, com capacidade para 66.000 torcedores, foi inaugurado nos dias 30 e 31 de maio de 2005 pelos proprietários conjuntos TSV 1860 Munich e FC Bayern Munich, os dois clubes mais famosos da Alemanha. O primeiro gol da Bundesliga no novo campo foi marcado pelo jogador inglês Owen Hargreaves na vitória de 3 a 0 do Bayern sobre o Borussia Monchengladbach.

Em um referendo municipal realizado em outubro de 2002, 65,8% dos cidadãos votaram a favor da construção de um estádio destinado exclusivamente ao futebol. Compareceram às urnas 37,5% dos cidadãos com direito a voto, perfazendo a maior quantidade de votos já registrada em um referendo da Bavária. Em fevereiro de 2002, foi adotado o conceito radical proposto pelos arquitetos suíços Herzog e De Meuron.

O presidente do OC, Franz Beckenbauer, conduziu a cerimônia de colocação da pedra fundamental em outubro de 2002. A estrutura de sete pavimentos foi concluída em abril de 2005. Foram utilizados cerca de 120.000 metros cúbicos de concreto e 20.000 toneladas de aço.

O campo fica localizado ao norte da capital da Bavária, no distrito de Fröttmaning, com ótimas conexões de tráfego através da rodovia A9. A extraordinária fachada consiste em 2.874 painéis metálicos de EFTE (etileno e tetra flúor-etileno). Esses painéis, auto-limpantes e resistentes a fogo, calor e frio, são constantemente inflados a uma pressão de 350 Pa. Cada painel pode ser iluminado individualmente nas cores branca, azul ou vermelha, criando um pano de fundo impressionante nos jogos noturnos. As normas não permitem que o efeito luminoso mude a uma freqüência inferior a dois minutos, a fim de reduzir a possibilidade de distração dos motoristas que passam pela via expressa. A organização das arquibancadas em três níveis é única na Bundesliga. O nível mais alto ainda proporciona uma vista magnífica graças aos seus 34 graus de inclinação. O estádio também possui o maior estacionamento subterrâneo da Europa, com quase 10.000 vagas.

Em março de 2004, a FIFA nomeou Munique como a sede da cerimônia oficial de abertura da Copa do Mundo. A cerimônia acontecerá antes do jogo de abertura no dia 9 de junho de 2006. O Congresso da FIFA 2006 também acontecerá em Munique. A metrópole bávara é o local do Centro Internacional de Imprensa. O novo estádio será palco do jogo de abertura, de uma semifinal e de mais quatro partidas durante o torneio.

Financiamento:
Os custos da construção foram divididos igualmente entre os clubes da Bundesliga Bayern Munich e TSV 1860 Munich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário