sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estádio de Berlim


O Estádio Olímpico de Berlim foi palco de eventos significativos que marcaram época, mas o dia 9 de julho de 2006 está destinado a superá-los. Acredita-se que bem mais de um bilhão de pessoas acompanharão ao vivo pela TV a final da Copa do Mundo de 2006.

O velocista americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro no estádio nos Jogos Olímpicos de 1936. Hoje, uma das avenidas que conduzem ao campo e um camarote VIP têm o nome do grande corredor. O estádio é sede da final da Copa Alemã desde 1985.

A reconstrução, ao custo de 242 milhões de euros, teve início no final de 2000. Uma espetacular cerimônia de gala de abertura, incluindo a presença da estrela mundialmente famosa P!NK aconteceu no dia 31 de julho de 2004. O Hertha BSC de Berlim disputou a primeira partida no estádio reinaugurado contra o Besiktas de Istambul no dia 1º de agosto. No mês seguinte, os campeões mundiais Brasil e Alemanha se enfrentaram no jogo inaugural internacional.

A reconstrução teve de ser conduzida com o maior cuidado por ser o estádio tombado pelo patrimônio histórico. Originalmente, ele foi projetado pelo arquiteto Werner March e construído entre 1934-36 por cerca de 42 milhões de reichsmarks.

O novo estádio comporta camarotes executivos VIP e Sky, cadeiras cativas, uma mega loja do Hertha BSC, instalações aquecidas no subsolo (incluindo pista de corrida de 110m e salto à distância) e estacionamento no subsolo. O projeto de reconstrução foi inicialmente destinado a otimizar a funcionalidade e o conforto do espectador. Por exemplo, praticamente todos os 74.200 assentos são cobertos, sendo que anteriormente apenas 27.000 eram protegidos das intempéries.

5.000 lâmpadas fluorescentes com regulagem, sistema de som PA ultra moderno e iluminação com holofotes que não ofuscam a visão, proporcionada por uma única faixa brilhante na parte frontal do telhado, permitem uma grande variedade de fascinantes efeitos atmosféricos.

O novo telhado oval, como antes interrompido pelo Marathon Gate, é um contraste delicado com a estrutura robusta das históricas esculturas tectônicas. A estrutura leve das vigas em balanço é sustentada por uma cadeia de 20 vigas mestras alternando-se pela galeria e 132 pilares de aço. O telhado é literalmente a coroa de glória de uma solução harmoniosa que incorpora passado, presente e futuro.

Financiamento:
196 milhões de euros do governo federal, empréstimo de 46 milhões de euros da Olympiastadion Asset Holding Company mbH, avalizados pelo estado de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário