quinta-feira, 2 de julho de 2009

Exportações caíram 21,2% no primeiro trimestre na Alemanha


As exportações alemãs caíram 21,2 por cento no primeiro trimestre de 2009, face a igual período do ano passado e a receita obtida baixou para 199 mil milhões de euros, anunciou este terça-feira o Instituto Federal de Estatística (Destatis).

O recuo de 38,7 por cento nas exportações para a Turquia e de 31,4 por cento para a Rússia, mas também a quebra de 26,4 por cento nas exportações para os Estados Unidos, um dos grandes mercados alemães, foram os mais significativos.

Já as exportações para a China desceram 3,3 por cento, para a Suiça 7,3 por cento e para a Índia oito por cento, segundo o Destatis.

No que se refere à União Europeia, o maior destinatário das exportações alemãs, a descida foi de 22 por cento, e as mercadorias vendidas atingiram 127,3 mil milhões de euros.

As más notícias sobre a economia, e a pior recessão dos últimos 60 anos na Alemanha não diminuíram, no entanto, o consumo privado.

O respectivo índice, apurado pela Sociedade de Pesquisa do Consumo (GfK), subiu de 2,6 para 2,9 pontos em Junho, o que alguns analistas consideraram um paradoxo.

Outros consideram, no entanto, que a alta do consumo resulta do facto de as pessoas terem mais dinheiro disponível, devido à baixa ou nula inflação dos últimos meses.

Os especialistas prevêem, no entanto, que a alta do consumo terá tendência a diminuir, se o desemprego aumentar sensivelmente até ao final do ano e em 2010, de acordo com as previsões do governo e dos principais institutos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário