quinta-feira, 2 de julho de 2009

Confiança dos investidores sobe na Alemanha


O índice de confiança dos investidores e dos analistas alemães subiu em Junho para 44,8 pontos contra 31,1 no mês anterior, atingindo um máximo de três anos, segundo o instituto de conjuntura Zew.

A subida, pelo oitavo mês consecutivo, foi superior às expectativas dos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg, que apontavam, em média, para uma leitura nos 35 pontos positivos.

O sub-índice que avalia as condições correntes também subiu, para menos 89,7 pontos após 92,8 negativos em Abril, um resultado que foi também superior às expectativas dos analistas que apontavam para 92,6 pontos negativos.

O abrandamento da queda da produção na indústria transformadora e uma melhoria da confiança empresarial são sinais de que o pior da recessão poderá ter passado na maior economia da Europa.

O bom comportamento dos mercados bolsistas, com o principal índice da bolsa de Frankfurt - o DAX - em recuperação de 35 por cento desde o mínimo de cinco anos atingido há três meses, está também a favorecer uma melhoria da confiança, de acordo com analistas consultados pela Bloomberg.

O índice ZEW do sentimento económico mede as expectativas daqui a seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário